Páginas

24/03/2014

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Ransom Riggs)

Quem nunca julgou um livro pela capa? Imaginar que ele é uma coisa e, quando começar a lê-lo, perceber que ele se trata de outra bem diferente? Nem te conto que é exatamente esse o caso de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.

A aparência do livro (capa/imagens) leva a crer que ele é de terror (ou talvez suspense), mas também... quem não ficaria com medinho diante dessas fotos?


Pois é... mas o que, aparentemente, tinha tudo para ser um terror... se revelou uma excelente e jovem fantasia!
Jacob Portman, quando criança, vivia imerso e encantado com as histórias que seu avô contava. Vovô Portman, quando era garoto, teria ido embora da Polônia para fugir de monstros e passado a viver no que ele chama de Ilha, um lugar belo, livre de perigos e protegido pela Ave, além de ser o lar de crianças peculiares. (tipo... ÃH?!) Mas Jacob cresceu e, assim como as crianças deixam de acreditar em Papai Noel, ele deixou de acreditar nas histórias de seu avô.

Contudo, a trágica morte de vovô Portman por algo que, aparentemente, era um MONSTRO (desses mesmos que assolam os sonhos das criancinhas), Jacob se dê questionando se as histórias que seu avô contava eram mesmo reais... e o que era exatamente o monstro que o matou? Qual o verdadeiro passado do vovô Portman? Essas perguntas só poderiam ser respondidas se Jacob seguisse as instruções finais de seu avô: vá para a Ilha e procure a Ave.

Com o apoio de seu psicólogo (sim, porque o rapaz ficou traumatizado com a morte do avô e pensaram que ele era louco após ter descrito o tal Monstro), Jacob consegue convencer a família a deixá-lo viajar (na companhia do pai) para uma pequena ilha no País de Gales, onde supostamente fica o "orfanato" em que seu avô viveu. A princípio, a busca por respostas se revela infrutífera, mas quando Jacob está quase desistindo... algumas revelações lhe caem como uma bomba (quem lei vai entender o trocadilho :p).

A famosa ilha tão falada por vovô Portman é uma espécie de orfanato, a Ave nada mais é do que a tutora, Srta. Peregrine, e as crianças peculiares... bem... elas são peculiares mesmo. Conhecemos Emma, uma garota de personalidade forte e que consegue conjurar fogo; Millard, um rapazinho muito bem humorado e... invisível '-' Olive, que flutua se nada prendê-la ao chão... e por aí vai. O curioso é que essas são as mesmas crianças que viveram com o vovô Portman, sim... elas não envelhecem um segundo sequer porque [SPOILER, não vou contar, tchau]. Após tais descobertas, Jacob achará respostas para algumas dúvidas que tanto o atormentam e perceberá que pode exercer um papel muito importante no universo recém- descoberto.

Li em algum lugar (SORRY, eu realmente não lembro) que o livro foi muito criticado porque o público esperava um terror e ganhou fantasia. Bem, eu gostei muito do livro, não fiquei inteiramente surpresa porque já tinha lido uma resenha antes de comprá-lo e já sabia um pouco o que esperar. Devo dizer que a utilização das imagens foi a grande sacada do livro! Não que a história por si só não sejam interessante, mas a utilização das imagens, dando essa cara mórbida à la Tim Burton, deixou tudo ainda mais... peculiar. A editora LeYa fez um ÓTIMO trabalho com esse livro, ele é muito bonito esteticamente.


Minha única ressalva é que alguns pontos abordados no início da trama, como a existência dos monstros, foram meio que esquecidos no decorrer da narrativa e retomados na reta final. Lógico que eles foram citados no decorrer do livro, mas sua importância meio que foi deixada de lado. A meu ver, o autor poderia ter trabalhado essas informações de forma mais equilibrada.

A escrita do Ransom é fluida e a trama tem um ritmo não muito corrido nem muito parado. O arco é fechado, mas o gancho para a continuação é evidente. Falando em continuação, Hollow City já foi lançado nos EUA início desse ano, tomara que chegue logo ao Brasil [LeYa... PLEASE!].

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um livro que vale à pena ser lido não apenas por suas características físicas, mas também porque é perceptível (mesmo que se forma sutil) que o Ransom melhorou no decorrer do livro e podemos esperar boas coisas de Hollow City.

Nota: Apenas a título de informação (nada relevante ao trabalho do Ransom como autor), mas Ransom é casado com a escritora Tahereh Mafi, autora da série Estilhaça-me. ♥



Aos que já leram O Orfanato... o que acharam?
Abraços e até a próxima!



7 comentários:

  1. Eu comecei a ler essa resenha porque dizia"Ransom " e Ransom é marido da Tahereh que é minha diva, meu amor, minha vida bandida <3 <3 <3
    Estoy louquinha pra ler esse livro, principalmente por causa dessa capa assustadora! Também imaginava, antes de ler tua resenha, que era um livro com um viés meio Invocação do Mal- realmente esperava =( - mas mesmo assim vou ler, é só cair na minha mão. (ou o dinheiro na minha conta pra eu poder comprar, re re re)

    Adorei

    beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha comigo já foi ao contrário, eu passei a me interessar mais pelo trabalho da Tahereh depois que descobri que ela é esposa do Ransom, eles dois são uns fofos!
      Tomara que você possa ler logo :p
      Gostaria que o livro ficasse mais conhecido no Brasil, pra LeYa se animar e lançar logo o segundo!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Jujubs Chan! Estou no mesmo barco que Blair Boo. Me interessei em Ranson por causa de Tahereh e GENTE, QUE CASAL AWESOME! Quer dizer, não somente porque eles são fofíssimos, lindos, maravilhosos, quero que eles me adotem e panz, mas porque são talentosos! Tu falaste tão bem de "... Srta. Peregrine..." que precisei ter e amei! Juntando ao amor por "Shatter Me" danou-se tudo a sanidade que tinha aí GENTE, ELES SÃO CASADOS, DOIS TALENTOSOS FOFOS DORMEM JUNTOS. (Nossa, pareço doente, que horror mas) DESCULPA, NÃO CONSIGO EVITAR!
    Enfim: o livro.
    Ele é ÓTEMO! Confesso que enrolei um pouco no começo mas quando Jacob chega na ilha ele pega um ritmo descontrolado que não dá pra parar! Estou louca por "Hollow City"! Espero que venha em breve para as terras tupiniquis!
    Amei e espero que todos amem e queiram esse livro. Nossa, somos blogueiras fabulosas por indicar só livro foda, té doido é!
    Beijos e fortuna!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. oi, pode me dizer qual a diferença das duas capas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo comprar mas não sei qual capa escolho...

      Excluir
    2. Estou querendo comprar mas não sei qual capa escolho...

      Excluir