Páginas

19/03/2014

Eleanor & Park (Rainbow Rowell)

Os sentimentos por esse livro são desses que se gritam aos 7 ventos, de Leste à Oeste. Portanto, esta não é uma simples resenha. É um grito. É um empurrão.
 E sobretudo: é um favor, meus caros. E vocês vão ficar me devendo essa. .

"Eleanor & Park" é um livro que fala sobre o primeiro amor.  O violento e desesperado primeiro amor que nos corrói a alma. Todos já passamos por isso; e se ainda não passaste, aguarde. Não tem escapatória. 
Rainbow Rowell retrata esse primeiro sentimento de uma forma bem leal. Obviamente que as experiências são diferentes, mas acredito que o despertar do sentimento é tão forte que parece sufocar. Parece que somos pequenos demais para abrigá-lo. E é incrível acompanhar a evolução do amor de Eleanor e Park. 

Eles se conheceram no ônibus escolar e o amor a primeira vista passou longe. Eleanor é estranha. Como se não bastasse seus longos cabelos ruivos e enrolados, ela parece querer se destacar com suas roupas de números maiores e de combinações esquisitas. Sua composição física é grande; não gorda, mesmo que ela ache isso. Eleanor simplesmente chama a atenção, mas definitivamente não foi amor o que Park sentiu naquele primeiro encontro. 
Park é um cara normal que consegue passar bem pelo ensino médio sem ser o alvo dos perigosos. Seus olhos puxados delatam sua descendência asiática, seus gibis sempre a mão declaram sua nerdice e sua personalidade calma delata sua singularidade. Mesmo lutando taekwondo desde criança, Park não faz o tipo assustador.
Eleanor sentou ao seu lado em seu primeiro dia no ônibus escolar e algum tempo depois Park reparou que ela lia suas histórias em quadrinhos. E ele começou a virar as páginas mais lentamente para que ela pudesse acompanhar. 
A rotina de Eleanor e Park era estranha e agradável. Logo eles se pegaram pensando um no outro, esperando o momento em que estariam lado a lado no ônibus, primeiro mudos, lendo "X-Men" ou "Watchman" e, depois com a intimidade e afinidade crescendo, debatendo sobre as histórias que liam ou sobre música... até suas mãos se tocarem. Esse simples contato agitou ainda mais as borboletas em seus estômagos. 

"park: Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo. (...) Assim que a tocou, perguntou-se como aguentara tanto tempo sem fazê-lo...
eleanor: Desintegrada. Como se tivesse dado algo errado em seu teletransporte para a Enterprise. Se você, alguma vez, já parou para pensar na sensação de ser teletransportado, concluiria que é muito similar a derreter, só que mais violento. Mesmo estilhaçada em milhões de pedaços, Eleanor ainda sentia o toque de Park em sua mão..."

Sendo assim, o amor de Eleanor e Park é algo de muito especial. O leitor acompanha o nascer, o crescer e o desesperar passo a passo. É tão adorável! E o legal é que a autora não se baseou apenas no romance dos dois. Ela nos apresenta suas vidas, suas rotinas particulares, suas perspectivas privilegiadas do que é viver um grande primeiro amor e de como eles tentam lidar com isso.
A narrativa é fácil e leve. A voz é em terceira pessoa e dividida entre Eleanor e Park em partes alternadamente longas e curtas. O enredo é bem estruturado e meio cruel, no meu ponto de vista. Ambos passam por conturbações em suas famílias, com seus graus variados de seriedade, e eles veem um no outro um porto. 


Devo estar soando muito clichê mas "Eleanor & Park" é uma história com um bom cunho realista. Esse soar do amor trágico é natural para adolescentes aos 16 anos. O tudo e o nada andam numa linha tênue. 
Mesmo sendo bem normais nos aspectos sentimentais, Eleanor e Park são adolescentes de conteúdo. Os personagens tem perspectivas maravilhosas, ótimos diálogos e dão um show de sugestões de bandas, livros e HQs. Ok, Park dá um spoiler grande de "Watchman", porém vale a pena. "Eleanor & Park" é um livro que definitivamente vale a pena. 

Oi.

Gostei muito da edição que a Editora Novo Século trouxe para o Brasil. A capa é a semelhante a americana e, mesmo que seja rosa, quero que vários amigOs leiam. A parte de dentro do livro tem uns detalhes bonitos relacionados a história e a diagramação é ótima. Encontrei apenas um erro de revisão mas nada que abale sua beleza significativa. 
"Eleanor & Park" está acima do bem e do mal. O livro tocou meu coração de uma maneira inenarrável. Ele tem referências ricas e um texto bem inteligente, portanto, espero que vocês não pensem que é mais um livro bobo para adolescentes. O final é particularmente... doloroso. Rainbow Rowell nos embalou em mel, porém não fugiu da realidade que o livro inspira. E mesmo em meio as desventuras, o livro é tão cheio de quotes inteligentes e fofas que meu livro está praticamente mergulhado em grafite. 


"Eleanor & Park" entrou na minha lista de livros julgadores de caráter, juntamente com "A culpa é das estrelas", afinal, quem não gostar desse livro não pode ser uma boa pessoa. Saia do meu ciclo de amizades! Ê. Brincadeira a parte, o livro é realmente fabuloso porque quem for sem coração e achar o romance muito clichê, vai poder se embriagar das muitas referências sobre HQs e músicas que a autora faz.
Espero ansiosa outros lançamentos de Rainbow Rowell. A Editora Novo Século já garantiu "Fangirl" para o primeiro semestre deste ano e gente, olha o nome desse livro, deve ser algum tipo de auto-biografia minha.

Espero que vocês acabem de ler essa resenha e saiam correndo para comprar "Eleanor & Park".
Por nada.


11 comentários:

  1. FERNANDÍSSIMA DO CÉU

    Desde que comecei a acompanhar teus surtos pelo twitter, comecei a ficar interessada nesse livro.
    Esses tempos eu tava num verdadeiro limbo, sério... tô com várias leituras (livros interessantes, o problema sou eu mesmo) mas sem aqueeeeeele ânimo, sabe?
    E quanto mais tu falavas de "Eleanor & Park", mais curiosa eu ficava... comprar esse livro não estava nos meus planos, mas eu SENTI que precisava desse livro, sério... uma convicção que surgiu assim do nada. Comprei e no mesmo dia comecei a ler.
    Apesar do meu ritmo de leitura estar lento (dadas as circunstâncias da vida), eu tô AMANDO esse livro, sério... ele é especial! a escrita, a história... não vou e estender porque ele ainda tem muito o que oferecer.
    Sério... quanto mais leio "Eleanor & Park", mais me convenço de que esse é livro é MUITO especial, desses que marca na alma. Eu tô nas nuvens!

    Enfim, a tua resenha foi espetacular!!
    E muito, MUITO obrigada pela dica!

    Obs: sobre "Fangirl"... "deve ser algum tipo de auto-biografia minha." LOL PENSEI A MESMA COISA!
    já quero esse também!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jujubs Chan, pelamor, esse livro é JKGWSDAFHDAFDKASGHDASGDFha ARGH!
      Foram tão bons sentimentos que nem sei.
      Espero que tu ame pra gente tomar um café especial sobre.
      PS: Park coreano = obviamente lembrei de ti ♥

      Excluir
  2. Fermina meu amor!!!
    tô querendo ler esse livro desde que os surtos começaram no twitter, há um mês? Ou Mais? Enfim, lembro que tava todo mundo falando bem e fiquei feliz de saber que viria pro Brasil!
    Faz tempo que não leio um livro assim e agora quero já, quero hoje ME DÁ O SEU? ahahahahahaha Outra coisa que me fez sentir curiosidade pelo livro foi o nome dela, "Eleanor" *sério, não ria de mim* desde criança eu sempre achei esse nome legal...Sempre me pareceu forte *-* Acho que minha filha terá esse nome!!!!!!!!!! xD xD xD

    beijos beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÔH BREIR, QUERIA SER RYCA PRA TE MANDAR TODOS ESSES LIVROS QUE AMO SÓ PRA TI AMAR TAMBÉM E NÓS AMARMOS JUNTAS, ENTENDE?
      Esse livro é muito maravilhoso. É leve mas não é, entende?
      Amei demais e quero que o mundo o ame!
      Espero que tu leia em breve e venha com teus quotes perfeitos no twitter.
      Beijos, beijos! ♥

      Excluir
  3. Taí, Fernanda, me deixaste curiosa para ler o livro. As referências às HQs já me cativaram. Será que consigo um lugar na fila de empréstimos? =p
    Adorei tua resenha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta do céu, meu livro está em turnê mas assim que ele voltar para minhas mãos, vai pra ti!
      Agora que a Jujubs também tem, podemos revesar nos empréstimos para os amigos em comum. haha Acho que tu vai gostar, sabe. Quer dizer, não dá pra não gostar! Ele é totalmente gostável, não importa o gênero que tu curta. E sei que és uma boa leitora, então vais ter uma perspectiva crítica bem legal. Nem estás com ele em mãos e já quero saber da tua opinião! haha
      Em breve, em breve.
      Obrigada por passar aqui ♥

      Excluir
  4. Maravilhosa a sua resenha
    Eu senti muitas coisas enquanto lia tudo isso, mas o que eu mais queria era eatar ali naquela epoca cm tudo aquilo, nao sendo nada alem do proprio Park. ( claro que sem aquele final) ^----^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Eduardo! Os sentimentos são fabulosos mesmo!
      Ao que parece tu já leu o livro então podes atestar que foi bem realista. Afinal, é difícil casar com o primeiro namoradinho. Mas o primeiro amor, de alguma forma, fica.
      Esse livro é ARGH <3

      Obrigada pela visita e comentário.
      Volte sempre :)

      Excluir
  5. Acabei de ler esse livro e meu coração está destruído. APENAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE NÃO É A COISA MAIS ADORÁVEL DO PLANETA, PELAMOR! <3

      Excluir
  6. Tá bem, tá bem... Me convencestes. Vou ler, mas só pra mostrar que eu tenho coração u_u e também porque é da Rainbow, aí a gente tem que quebrar um galho. Agora, ACEDE NÃO ENTRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ~corre~

    ResponderExcluir