Páginas

28/03/2014

[Curtas] Opinião sobre O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman


Gosto de boas indicações. Gosto de indicações de bons livros. Gosto de ler livros indicados.
Não gosto de me decepcionar com boas indicações. Não gosto de me decepcionar com livros. Não gosto de frustrar expectativas literárias.

oceanonofimdocaminho01

Quem nunca ouviu/leu sobre Neil Gaiman. Quem? Quem? Quem? E quando se ouviu dizer – nesse mundão de Deus – que Neil Gaiman escreve livros ruins? Nunca, certamente.
Fiquei impressionada – negativamente – com a leitura do último romance publicado por Gaiman, o cara mais bambambam de todos (entendam que eu estou me sentindo, tipo, uma criatura que não goste de Martin ou Harry Potter ou algo que seja minimamente significativo para a maioria das pessoas no mundo, possuidoras de gosto semelhante ao meu). Tô em crise.
Na verdade, a explicação é simples: o livro é podremente bem escrito; o cara tem mesmo uma capacidade de ser engraçado e sombrio e muito inteligente na mesma frase; a história é interessante e bem bolada; o livro é lindo graficamente; e o título é… ele é!  MAS eu não gostei nem um pouco da leitura.
É uma história curta e cheia de efeitos fantásticos significativos, de quando um senhor em idade avançada volta à um lugar especial de sua infância e começa a lembrar do que aconteceu naquela fazenda rústica que ficava há um quilômetro da sua casa, no fim da rua, quando ele tinha apenas sete anos. Com pouquinho mais de 200 páginas, não tem como se apegar demais com a história, mas não ficam amarras soltas.
Acredito que minha paranóia toda foi não ter amado o livro como merecia. Minha classificação atual para saber se gostei ou não de um livro é o quanto gostaria de reler a história, mantendo a escala comumente usada de um a cinco pontos. Se não quero reler um livro e não me faria falta não revisitar a história e seus personagens, significa que não gostei mesmo. Foi o caso, imaginem o sofrimento.
Não senti empatia e nem quis conhecer mais a história do garoto/senhor-narrador, acho que foi isso. O mundo e suas criaturas, criado por Gaiman, são tão interessantes e bem construídos, mas aquele garotinho escolhido pra viver isso não teve nada de especial, para mim.
Pensando bem, adoraria conhecer a história das três mulheres da fazenda Hempstock, onde as lembranças do garoto/senhor ganham vida. Talvez isso salve tudo e valha a pena.
Mesmo o garotinho sendo claramente uma versão do próprio Gaiman, como ele gostaria de ser ou como se lembra das coisas, ainda prefiro a fazenda e as três outras personagens. Como disse uma amiga, me ajudando a sair da crise não-gostei-de-Neil-Gaiman “O que seria do amarelo se todos gostassem do azul”. Caiu bem, olha.

20140327_204325


4 comentários:

  1. Olá Lílian!
    Primeiramente, parabéns pela postagem, gostei muito da sua sinceridade.
    Segundo, acredito que todos já passamos por essa experiência de não gostar (logo de cara) de um autor que é amado pela maioria, porém nem todos tem coragem de reconhecer isso.
    Imagino que deve ter sido frustrante pra você, afinal, Gaiman gera ALTAS expetativas.
    Ainda não li esse livro mas está na minha lista.
    Meu primeiro contato com Gaiman foi através da coleção de contos 'Coisas Frágeis", gostei muito de alguns... de outros nem tanto, mas se você quiser tentar Gaiman novamente... Coisas Frágeis é uma ótima pedida (tem dois volumes, eu só li o um).

    "Minha classificação atual para saber se gostei ou não de um livro é o quanto gostaria de reler a história, mantendo a escala comumente usada de um a cinco pontos. Se não quero reler um livro e não me faria falta não revisitar a história e seus personagens, significa que não gostei mesmo" EXATAMENTE O QUE EU FAÇO, e ainda acrescento uma data, tipo... "será que vou me interessar a folhear esse livro pelo menos daqui à 1 anos?" hsuahsuausha por isso eu tenho poucos livros, faço questão de ficar só com os especiais <3

    Bem, acho que é ~~cedo~~ pra ficar se martirizar demais por não ter curtido o livro do Gaiman, ele já escreveu muita coisa, talvez você goste dos outros trabalhos dele... ou não. Tudo é uma possibilidade.

    Eu te aconselho a, daqui à alguns meses/anos, ler novamente este livro...
    por exemplo, quando li Dom Casmurro pela primeira vez (o pouco, pq não tive vontade de prosseguir), achei tão chato... tão chato!... depois de alguns anos eu retomei a leitura e adivinha? eu amei esse livro!
    Bem, não garanto que a sua opinião irá mudar, mas é interessante fazer esse tipo de experiência porque você percebe como você mudou.

    Enfim... os teus posts estão ficando cada vez melhores! Eu adorei!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *expectativas
      *ficar se martirizando

      desculpem o erro, amigos, foi o calor do momento.

      Excluir
    2. Obrigada Jujubs xD

      Eu realmente me martirizei com esse livro de Gaiman <3 Aff, amor! Machado tem o humor na medida certa!!

      Obrigado pelo comentário gigante xD #Amamos#

      Excluir
    3. Obrigada Jujubs xD

      Eu realmente me martirizei com esse livro de Gaiman <3 Aff, amor! Machado tem o humor na medida certa!!

      Obrigado pelo comentário gigante xD #Amamos#

      Excluir